Como tirar segunda 2 via de 【Certidão de Casamento】

Publicado por admincartorio em

  1. Perdi minha certidão de casamento, o que eu faço agora?

A segunda via da certidão de casamento deverá ser requisitada no Cartório Online ou no Cartório de Registro Civil . Deve-se apresentar documento de identidade com foto e pagar uma taxa que varia de estado brasileiro. Caso a pessoa não possa se dirigir ao cartório, a emissão de segunda via de certidão de casamento pode ser feita pelo Cartório Online – é uma forma prática e rápida de você receber a sua certidão sem sair de casa.

  1. Posso consultar minha certidão pela internet?

Se você não perdeu sua certidão, mas precisa consulta-la, é possível fazer isso pela internet. A certidão de casamento está disponível em formato eletrônico e físico. A certidão eletrônica tem formato PDF e é assinada digitalmente com certificado digital do cartório. A certidão eletrônica não pode ser utilizada na forma impressa. Por sua vez, a certidão em formato físico, em papel costuma ser enviada para o endereço do solicitante acompanhada de AR (Aviso de Recebimento).

A certidão online pode ser consultada por qualquer pessoa que possua o código de acesso, para isso basta entrar no site do Cartório Federal, inserir o código de acesso e clicar no botão. Super simples, a certidão online tem o mesmo valor legal da certidão de casamento em papel.

Caso você esteja procurando o registro antigo de um casamento, é necessário ter o conhecimento da localidade do cartório onde foi realizado o registro. De posse dessa informação, o requerente poderá também solicitar via cartório online  e fazer o requerimento do registro de casamento antigo.

  1. Quem pode solicitar a segunda via de certidão de casamento?

A regra é que qualquer pessoa pode requerer certidão de um registro público, como o casamento, sem informar o motivo ou interesse do pedido. Conforme a lei 6015/73 – a Lei dos Registros Públicos, qualquer pessoa pode, mediante o pagamento de taxa ou declaração de insuficiência de renda, pedir a segunda via de casamento.

  1. Quanto custa a segunda via da certidão de casamento?
Veja Também  Quais são os tipos de 【certidão de casamento】‎?

Os preços dependem do formato do documento e da cidade onde os documentos serão emitidos. Também será cobrado o valor referente ao frete de emissão de documento, que varia de acordo com a cidade onde serão entregues. Lembre-se que não é mais necessário ir até a cidade de registro do casamento pedir a segunda via da certidão. A solicitação pode ser efetuada em qualquer cartório, incluindo o Cartório Federal. Os preços variam de R$189 a R$300,00. Peça sua certidão em qualquer lugar do Brasil.