Como tirar Negativa/Positiva【Certidão de Bens】‎

Publicado por admincartorio em

O que é uma Pesquisa de Bens

É a busca realizada para encontrar imóveis e outros bens e direitos registrados em nome de uma pessoa que pode ser física ou jurídica. Normalmente esse tipo de pesquisa é realizado por alguém que não tem ideia em qual cartório está registrada uma propriedade que a pertence, ou simplesmente quando se deseja ter conhecimento sobre a situação de um terceiro: se uma determinada pessoa possui bens imóveis em seu nome.

Para que serve a solicitação de Pesquisa de Bens?

A pesquisa pode ser solicitada nos casos de compra, venda e financiamento, quando alguém deseja consultar que a outra parte do negócio possui bens suficientes para cumprir com o contrato. 

Como comprovar a existência ou não de bens imóveis?

A pesquisa também é realizada em diversos outros casos em que é solicitado comprovação de existência ou não de imóveis, tais como processo de execução, inventário, divórcio, programas governamentais de financiamento, entre outros.

A pesquisa patrimonial inclui bens móveis e imóveis registrados em cartório em {termo}. Os bens móveis são aqueles que podem ser transferidos de local sem alterar sua constituição física: são os automóveis, mobília, animais e objetos valiosos. Os bens móveis são adquiridos por meio de contrato de compra e venda, já os bens imóveis são adquiridos por meio de escritura pública e registro em Cartório de Registro de Imóveis. São bens imóveis: apartamentos, terrenos e propriedades em geral.

Como localizar os bens do devedor?

Caso você tenha dúvidas em como localizar os bens do devedor, entre no site do Cartório Federal. Realizamos a busca de bens para execução e penhora com emissão de certidão. Solicite o relatório de pesquisa de bens para detectarmos bens imóveis e outros direitos reais em uma base compartilhada pelos cartórios de todo o Brasil.

 

O que é uma certidão positiva e negativa de existência de bem imóvel?

 

O cartório de registro de imóveis emite uma certidão que pode ser positiva ou negativa. A certidão positiva declara a existência de um bem imóvel, apresenta o número de registro e algumas especificações da propriedade. Por sua vez, a certidão negativa declara que não foram localizados registros de imóveis no nome de determinada pessoa.

A certidão pode apresentar o formato eletrônico e físico. A certidão eletrônica é um arquivo em formato PDF assinado digitalmente com certificado digital do cartório e não pode ser utilizada na forma impressa. Já a certidão em papel costuma ser enviada para o endereço do solicitante acompanhada de AR (Aviso de Recebimento). Tanto a certidão em formato eletrônico quanto a impressa em papel serão cobradas. Os valores variam de R$80 a R$200 e contemplam despesas com os procedimentos.

Como Retirar certidão na Central Nacional de Indisponibilidade de Bens – CNIB?

O site da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens – CNIB, e do Sistema de Registro de Imóveis Eletrônicos dão mais detalhe das regras para o processo de emissão.