Como tirar Segunda via da Certidão de 【Nascimento】Online

Publicado por admincartorio em

Como tirar segunda via da certidão de Nascimento?

Cartório Federal Certidão é um documento escrito que atesta como verdadeiro um determinado acontecimento. Por ser o primeiro documento que uma pessoa tem, é muito comum os casos de certidões roubadas ou que se perderam. Nesses casos, sobram dúvidas de como tirar, como solicitar e onde obter a segunda via de certidão de nascimento.

É possível achar a certidão de nascimento pela internet, bastando solicitar a segunda via da certidão de nascimento online.O Cartório Federal é integrado com todos os cartórios do Brasil via sistema nacional, mesmo na sua cidade. Nele você pode solicitar sua certidão e receber vai email ou via correios.

Cartório Federal


A certidão eletrônica é um arquivo em formato PDF assinado digitalmente com certificado digital do cartório e não pode ser utilizada na forma impressa. Já a certidão em papel costuma ser enviada para o endereço do solicitante acompanhada de AR (Aviso de Recebimento). Tanto a certidão em formato eletrônico quanto a impressa em papel serão cobradas. Os valores variam de R$189,00 a R$300,00 e contemplam as despesas com os procedimentos, como taxas cartoriais, taxas de buscas e dos correios.

Algumas vezes a necessidade de procedimentos complementares deixa os custos de emissão de uma segunda via de documento mais caro. Esses procedimentos são: a averbação, o apostilamento e a emissão de certidão de inteiro teor. Quando há a necessidade de modificar uma certidão de nascimento, diz-se que tal certidão será averbada, ou seja, modificada, com custos adicionais à emissão. Já o apostilamento é um certificado que autentica a origem de um documento público para a sua utilização em outro país. Nesse caso, é comum que o documento necessite de tradução juramentada. Por sua vez, a certidão de inteiro teor registra por extenso todos os atos do requerente.

Veja Também  10 Motivos para tirar sua Segunda 2 via de Certidão de Nascimento Online

Caso alguém pergunte se a certidão de nascimento tem validade, a resposta é não apenas para a primeira certidão. Tanto o documento original quanto a segunda via da certidão de nascimento têm prazo indeterminado e são aceitos em todo o território nacional. Alguns casos quando é necessário: casar, comprar imóvel, passaporte e fazer testamento exigem a certidão de nascimento atualizada, principalmente quando as certidões de nascimento são antigas. Nesses casos, a segunda via pode ser retirada no cartório online, neste caso em que a certidão sai na hora, sai no mesmo dia, ou pela internet, se for solicitada via física será necessário acompanhar o tempo de entrega dos Correios.

Outra dúvida comum é quem pode solicitar a segunda via de certidão de nascimento e se é possível tirar a segunda via de certidão de nascimento de outra pessoa. Conforme a lei 6015/73 – a Lei dos Registros Públicos, qualquer pessoa pode, mediante o pagamento de taxa ou declaração de insuficiência de renda. Para isso, basta informar no cartório – que pode tanto ser online como físico – o nome da pessoa registrada, a filiação e a data de nascimento. Informações complementares como Livro, Folhas e Termo de Registro são bem vindas, mas não são necessárias.